Vivência do Advento | Semana II | A interrogação de Maria

LEITURA
Do Evangelho de S. Lucas 1, 30-34
Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?».

PARA REFLEXÃO
Nunca vos canseis de perguntar… Perguntar, é bom; aliás muitas vezes é melhor que dar respostas, porque quem pergunta permanece «inquieto» e a inquietude é o melhor remédio contra a rotina, que às vezes se torna uma espécie de normalidade que anestesia a alma. Cada um de nós traz dentro os próprios interrogativos. Levemos estas questões connosco e ponhamo-las no diálogo comum entre nós. Ponha-mo-las quando rezamos diante de Deus. Com o transcorrer da vida, essas perguntas vão tendo resposta; só nos
resta esperar. Não tenhais medo, tende coragem, continuai para diante, sabendo que, por «amortizador» das dificuldades, temos o amor que Deus nos tem. Deus ama-nos.
(Papa Francisco, do Discurso da cerimónia de Acolhimento, Parque Eduardo VII)

PISTAS
Entra em diálogo com Deus. Fala-lhe dos teus medos, coloca-Lhe as tuas perguntas e escuta o que Ele tem para te dizer.

PRECE DA SEMANA
Senhor, tu que nos surpreendes sempre e que rompes com os nossos esquemas, põe os nossos projetos em crise e diz-nos: confia em Mim, não tenhas medo, deixa-te surpreender, sai de ti mesmo e segue-Me.

PARA FAZER
Colabora na Campanha de Natal dos Vicentinos, da seguinte forma:
– Traz bacalhau, azeite, latas de feijão, massa ou farinha, que podes deixar no Cartório ou junto ao Presépio;
– Dispõe do teu tempo para colaborares nos dias 14, 15 ou na semana de 18 a 22, das 14h-18h, para fazer os cabazes e caixas de Natal, que vão ser entregues às famílias carenciadas. Os Vicentinos estão na Rua da Venteira, n.º 12 A (perto da Igreja). Aparece! Ou combina com a responsável, D.ª Adelina (962 912 500)