Papa, “Homem do ano”
11 Janeiro 2014
A revista norte-americana Time elegeu o Papa Francisco como “Homem do ano”. Ao dar a notícia no seu site, a revista sublinhava a “velocidade com a qual atraiu a imaginação de milhares de pessoas que haviam perdido todas as esperanças em relação à Igreja. Em poucos meses, o Papa Francisco elevou a missão da Igreja que leva conforto às pessoas necessitadas num mundo sempre mais duro”.
“No espaço de nove meses, desde que assumiu funções, ocupou exactamente o centro das conversas fulcrais dos nossos tempo: a riqueza e a pobreza, a equidade e a justiça, a transparência, a modernidade, a globalização, o papel das mulheres, a natureza do casamento, as tentações do poder”, acrescenta a publicação.
Segundo a revista “o lider da Igreja Católica tornou-se a nova voz da consciência, com a atenção centrada na compaixão”, apresentando o Papa Francisco como “o Papa do povo”.
O porta-voz do Vaticano, padre Frederico Lombardi, afirmou que a escolha representa “um sinal positivo”, pois o título é atribuído a quem anuncia ao mundo valores espirituais e trabalha a favor da paz e da justiça.
Lombardi ressalvou, ainda, que o Papa Francisco “não busca fama e sucesso, pois faz o seu serviço de anúncio do Evangelho por amor a Deus e por todos. Se isto atrai homens e mulheres e lhes dá esperança, o Papa está contente”.
Rui Osório, em Mensageiro de Santo António, Ano XXX, n.º 1
(Janeiro 2014), p. 21.