Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (18-25 Jan.) – TEMA DO ANO 2013

O que Deus exige de nós?
(Cf. Miqueias 6,6-8)

O contexto das Igrejas da Índia: derrubar o sistema de castas, caminho para a justiça e a unidade visível

Como parte do reconhecimento do seu centenário, o Movimento de Estudantes Cristãos da Índia foi convidado a preparar o material para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em 2013 (…). No processo de preparação, enquanto se reflectia sobre o significado da Semana de Oração, ficou decidido que, num contexto de grande injustiça em relação aos dalits (párias) na Índia e na Igreja, a busca pela unidade visível não pode estar dissociada do desmantelamento do sistema de castas e do apelo às contribuições para a unidade dos mais pobres entre os pobres.

Os dalits (párias), no contexto indiano, são as comunidades que são consideradas “sem casta”. São as pessoas mais afectadas pelo sistema de castas, que é uma forma rígida de estratificação social baseada em noções de pureza e impureza rituais. Por esse sistema, as castas são classificadas como “mais altas” ou “mais baixas”. As comunidades de dalits são consideradas as mais impuras e causadoras de impureza, sendo por isso colocadas fora do sistema de castas e chegaram mesmo a ser chamadas de “intocáveis”. Por causa desse sistema os dalits são socialmente marginalizados, politicamente mal representados, economicamente explorados e culturalmente subjugados. Quase 80% dos cristãos indianos têm origem nessas comunidades.

Apesar do notável progresso que marcou o século XX, as Igrejas na Índia permanecem divididas a partir de divisões herdadas da Europa e de outros locais. A desunião dos cristãos na Índia, em nível eclesial e pessoal, é ainda mais acentuada pelo sistema de castas. Tal sistema, como o apartheid, o racismo e o nacionalismo, coloca sérios desafios para a unidade dos cristãos na Índia e, portanto, para o testemunho moral e eclesial da Igreja como Corpo único de Cristo. (…) É nesse contexto que a Semana de Oração deste ano nos convida a aprofundar a reflexão sobre o bem conhecido texto bíblico de Miqueias 6, 6-8, focalizando a questão sobre “o que Deus exige de nós” como tema principal. Miqueias foi um dos doze profetas menores do Antigo Testamento que profetizou em Judá aproximadamente entre 737 e 690 a.C.

De muitas maneiras, a situação que o povo de Deus enfrentava no tempo de Miqueias pode ser comparada à situação da comunidade dos dalits na Índia. Eles também enfrentam opressão e injustiça feitas por aqueles que desejam negar-lhes seus direitos e sua dignidade. Miqueias comparou a ganância dos que exploravam os pobres com a atitude dos que “comem a carne do meu povo, raspam-lhe a pele, quebram-lhe os ossos” (3, 3). A rejeição que Miqueias manifesta diante de rituais e sacrifícios que eram empobrecidos por uma falta de consideração com a justiça expressa as expectativas de Deus de que a justiça esteja obrigatoriamente no coração de nossa religião e nossos rituais. Sua mensagem é profética num contexto em que o preconceito contra os dalits é legitimado através da religião e de noções rituais de pureza e impureza. A fé ganha ou perde seu sentido na medida de sua relação com a justiça. Na situação actual dos dalits, a insistência de Miqueias a respeito do aspecto moral de nossa fé exige que nos perguntemos o que é que Deus de facto quer de nós. Serão meros sacrifícios ou a decisão de caminhar com Deus na justiça e na paz? (…)

Movimento Estudantes Cristãos da Índia, Federação Universidade
Católica toda a Índia e Conselho Nacional de Igrejas na Índia:
Introdução ao Tema do Ano 2013