Remédio contra as tentações – comentários do Papa Francisco

A 07O Papa Francisco analisou (…) a forma como as tentações moldam o coração humano e sublinhou que a escuta e confiança obediente na «Palavra de Deus» constitui o único antídoto para que não tomem conta da vida.
Na homilia da missa a que presidiu, no Vaticano, o papa começou por se centrar no primeiro trecho da Bíblia lido nas eucaristias [de sexta-feira, 21 de Fevereiro], extraído da carta de S. Tiago.
«Ninguém diga, ao ser tentado: “É Deus que me tenta.” Porque Deus não pode ser tentado pelo mal, nem tenta ninguém. Cada um é tentado pelos seus maus desejos, que o arrastam e seduzem», lê-se no texto.
«É curioso – afirmou – a tentação tem três características: cresce, contagia e justifica­‑se. Cresce: começa com um ar tranquilo, e cresce. O próprio Jesus dizia isto, quando falou da parábola do grão e do joio: o grão cresce, mas também o joio».
A tentação «cresce, cresce», e se «não se detém, ocupa tudo», sublinhou Francisco, antes de referir que ela «procura outro para ter companhia».
«Neste crescer e contagiar, a tentação fecha-nos num ambiente de onde não se pode sair com facilidade», apontou o papa, o que constitui uma barreira para a acção divina: «Quando estamos em tentação, não ouvimos a Palavra de Deus; não ouvimos. Não entendemos».
«Só a Palavra de Deus, a Palavra de Jesus nos salva. Ouvir aquela Palavra que nos abre o horizonte. Ele está sempre disposto a ensinar-nos como sair das tentações. E Jesus é grande porque não só nos faz sair das tentações, mas dá-nos mais confiança», frisou.
Enquanto que Cristo «abre» o coração do ser humano, as tentações «fecham, fecham, fecham», apontou Francisco, que ao terminar a homilia apelou aos participantes na missa para se recordarem do que Deus fez nas suas vidas.
«Peçamos ao Senhor que sempre, como fez com os discípulos, com a sua paciência, quando estamos em tentação nos diga: “Para, fica tranquilo. Recorda-te do que fiz contigo naquele momento, naquele tempo: recordar-te. Levanta os olhos, olha o horizonte, não te feches, segue em frente”. E esta palavra nos salvará de cair no pecado no momento da tentação», salientou.