«Ensinava-os como quem tem autoridade»

Jesus ensina com autoridade. Diz coisas em que acredita de verdade. E que sabe serem verdade.

As suas palavras, que maravilham, que agasalham de júbilo e esperança quem as ouve, germinam nos espaços silenciosos em que Jesus quotidianamente se refugia e repousa.

É de noite que brilham as estrelas e é no silêncio que se recebe a visita da Palavra, diz José Moratiel.

A comunicação boa nasce no silêncio, onde se fabricam as palavras que merecem ser partilhadas, daquelas que dão coloração e ânimo à vida dos que as escutam.

Como Jesus, também nos confrontamos, todos os dias, com “espíritos impuros”, que têm nomes: egoísmo, pessimismo, ódio, maledicência, egocentrismo, idolatria do dinheiro e do poder, medo, desilusão, desesperança, inveja, ingratidão, imoralidade, mentira, preconceito, racismo, arrogância, xenofobia, intolerância, desonestidade, impolidez, violência, luxúria, vanglória, ganância, rancor…

São expressões do mal. Energias muito poderosas, capazes de nos paralisar por completo.

Enganam o coração e aprisionam-no. Desligam-nos de Deus, dos outros e de nós próprios.

Tornam-nos mesquinhos, antipáticos, complicados, gélidos, desumanos, mortíferos.

Sai do homem, ordena Jesus. Liberta-te dessa amarra que impede o voo pleno da tua vida.

Jesus não quer ninguém encarcerado dentro de si próprio.
Vem libertar-nos de tudo o que não é amor, incinerar o ‘lixo’ amontoado no nosso interior.

Se o mal se insinuar – e acontece por vezes – não conseguirá ter muita força destrutiva.

O poder da ordem de Jesus sobrepõe-se ao bramido da tempestade maliciosa que nos atormenta.

Libertos do pesadelo, retomaremos a marcha, mais soberanos, mais íntegros. Recriados.

Ao lado de Jesus, o mal, seja qual for o seu nome, pode abalar-nos, mas jamais vencer-nos.

P. Carlos Jorge