«Arrependei-vos e acreditai»

Chegou o tempo. Jesus parte para uma viagem que irá atravessar o território de muitos corações. Anuncia que o reino de Deus aproximou-se.

O reino de Deus é o Mundo e a Vida como Ele os Sonha. E não é para depois. É para agora. O Sonho de Deus assumiu forma humana na pessoa de Jesus de Nazaré. O Sonho fez-se carne.

Acolher o reino é permitir que Jesus seja o ‘rei’ e o Senhor das nossas vidas.
“Arrependam-se, convertam-se e acreditem na Boa Notícia”.
A Boa Notícia de Deus é Jesus. Ele é o Evangelho. O Evangelho é Ele.
Converter-se é ter a audácia de realizar uma acção rotacional de 180 graus na vida. É adquirir uma nova mentalidade. É uma revolução interior. É uma mudança de perspectiva.

A conversão pode ser comparada ao movimento do girassol que procura o sol e se vira para ele. O nosso sol, a nossa Luz, o nosso calor, é Jesus. Por isso voltamo-nos para Ele.

Jesus passa. Encontra-nos nas mais variadas situações. Chama-nos. Quer que O acompanhemos. Aquele que tudo pode, torna-se um mendigo que necessita de nós. Mesmo sabendo como somos. Quer que participemos, com Ele, na semeadura de uma Primavera nova na Terra dos Homens.

Se algo tiver que ser deixado para trás não nos perturbemos. É mesmo para largar. Deixemos ficar. Jesus não nos rouba nada. Nem nos força a nada. Ele dá e dá-Se. Acrescenta. Humaniza. Santifica.

Convoca-nos para sermos ‘pescadores de homens’. Buscadores de ‘tesouros’.
Trata-se de retirar os homens da obscuridade para a luz, elevá-los da cave para o andar mais elevado, conduzi-los da planura até ao cume da mais alta montanha, permutar-lhes o rancor em misericórdia, guiá-los do desalento à esperança, revelar-lhes os rostos da justiça, da paz, da verdade, do amor.

A missão está definida pelo nosso Mestre e assumida por todos:
Arrebatar Homens do afogo nas ‘águas mortíferas’ e trazê-los para a respiração da Vida.

P. Carlos Jorge