Dá mais Vida à tua Vida

da-mais-vidaSemana da Vida (12-19 de Maio 2013)

Há luzes que brilham no meio das dificuldades do nosso tempo. No Ano da Fé, nos 50 Anos do Concílio Vaticano II e já sob o impulso da dádiva inestimável de Deus à sua Igreja, na pessoa do Papa Francisco, a Comissão episcopal do Laicado e Família propõe-nos a Semana da Vida, endereçada a todos os que procuram verdadeiras razões d e esperança.

O lema da semana – Dá mais vida à tua vida! – acorda em nós a consciência de que a vida é o maior e o mais precioso dos dons. Mas também desperta e mobiliza para a premente necessidade de uma nova postura: sendo a vida, hoje, tão depreciada, ameaçada e destruída, urge parar esta cultura de morte, instaurando, em seu lugar, uma sólida cultura da vida.

A Semana da vida corresponde ao apelo do Papa João Paulo II, de uma celebração anual em defesa da vida (…), concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto e da eutanásia. (…)

Dar mais vida à nossa vida implica abraçá-la em todas as circunstâncias, sem ceder nem a egoísmos, nem a modas ou correntes de opinião, nem aos mercados nem aos parlamentos.

No nosso quadro cultural, reconhecidamente desfavorável, dar mais vida à vida é assumir modos concretos de defesa e promoção da dignidade inviolável de cada pessoa, desde a sua concepção até á sua morte natural.

Bem na nossa actualidade, não podemos ficar insensíveis aos que mais sofrem com a crise que atravessamos. O recente Encontro Mundial das Famílias, sobre A Família: o Trabalho e a Festa, apelou à vigilância atenta sobre a justiça das medidas económicas decretadas, denunciou a ilusão de se pretender responder aos problemas humanos apenas pela via económica e lembrou que a família não pode continuar a ser deformada e destruída sem que se ultraje e destrua a pessoa e a própria sociedade.

A Páscoa do Senhor, na sua Ascensão e na vinda do seu Espírito Santo, abre-nos à dimensão mais profunda do nosso ser. No meio de nós e fazendo-se em tudo igual, menos no pecado, Jesus liberta-nos e abre-nos à dimensão infinita da relação com o amor e a ternura de Deus. Revelando-nos o desígnio admirável da nossa origem, criados por amor e para o amor, convida-nos a seguir o exemplo da sua entrega completa para que tenhamos a vida e a tenhamos em abundância.