Vivência do Advento | Semana III | A esperança de Maria

LEITURA
Do Evangelho de S. Lucas 1, 35-37
O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível».

PARA REFLEXÃO
Nós hoje precisamos de um pouco de luz, um lampejo de luz que forneça esperança para enfrentar tantas obscuridades que nos assaltam na vida, tantas derrotas quotidianas, para as enfrentar com a luz da ressurreição de Jesus. Porque Ele é a luz sem ocaso, a luz que brilha mesmo durante a noite. Diz o sacerdote Esdras: «O nosso Deus quis fazer brilhar os nossos olhos» (Esd 9, 8). O nosso Deus ilumina. Ilumina o nosso olhar, ilumina o nosso coração, ilumina a nossa mente, ilumina o nosso desejo de fazer algo na vida. Sempre com a luz do Senhor. Mas quero dizer-vos que não ficamos luminosos, colocando-nos sob os holofotes; antes pelo contrário, isso encandeia-nos, não nos torna luminosos. Não ficamos luminosos, quando exibimos uma imagem perfeita, em ordem, bem acabada, não; nem mesmo se nos sentimos fortes e bem-sucedidos: fortes e bem-sucedidos, mas não luminosos. Tornamo-nos luminosos, resplandecemos quando, tendo acolhido Jesus, aprendemos a amar como Ele. Amar como Jesus: isto torna-nos luminosos, isto leva-nos a fazer obras de amor. Não te deixes enganar, minha amiga, meu amigo! Tornar-te-ás luz no dia em que fizeres obras de amor. Ao contrário quando, em vez de fazer obras de amor aos outros, só pensas em ti mesmo como um egoísta, então a luz apaga-se.

(Papa Francisco, da homilia na Missa JMJ, no Parque Tejo)

PISTAS
Vivo enredado nas minhas preocupações, sofrimentos, medos e tarefas da vida diária? O meu estilo de vida é baseado na esperança? Consigo transmitir aos outros a esperança que vem de Jesus?

PRECE DA SEMANA
Senhor, que possamos colaborar com a nossa vida, e com a nossa vocação cristã, no plano Salvífico de Deus. Como cristãos, tal como Maria, que nos sintamos chamados a gerar Cristo em nós e a trazê-lO nas nossas atitudes e na vida quotidiana.

PARA FAZER
Colabora na Campanha de Natal dos Vicentinos, da seguinte forma:
Dispõe do teu tempo para colaborares, na semana de 18 a 22, das 14h-18h, para fazer os cabazes e caixas de Natal, que vão ser entregues às famílias carenciadas. Os Vicentinos estão na Rua da Venteira, n.º12 A (perto da Igreja).

Aparece! Ou combina com a responsável, D.ª Adelina: 962 912 500.