«Tenho desejo profundo de ir a Fátima»
9 Setembro 2015

Presidente e vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa acentuam determinação de Francisco
O presidente e o vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa afirmaram hoje que o Papa Francisco comunicou aos bispos de Portugal o «desejo profundo» de ir a Fátima, estando «tudo em aberto» em relação a outras dioceses.
«Tivemos um colóquio em conjunto com o Santo Padre e não fez nenhuma confidência particular comigo. Afirmou, ao abrir o encontro, o desejo profundo de ir a Fátima», referiu D. António Marto.
O vice-presidente da CEP contou hoje aos jornalista, em Roma, que o Papa falou em espanhol e disse «tengo ganas de ir a Fátima» (eu quero ir a Fátima).
D. António Marto acentuou que ?certo, certo é Fátima?, mas não ?ficaram portas fechadas? em relação a outras dioceses de Portugal.
D. Manuel Clemente, presidente da CEP, recordou que, sempre que é referido o nome de Portugal, «o Papa diz que tem muita vontade de ir a Fátima» e «fica aí muito localizado».
«O que o Papa responde sempre é que tem muita vontade de ir a Fátima. Não posso concluir mais do que isso, se é que isto já não é uma conclusão», afirmou o cardeal-patriarca de Lisboa.
D. Manuel Clemente recordou que foram endereçados convites ao Papa pelos responsáveis de outras dioceses, nomeadamente Angra e Funchal, referindo a condição «periférica» dessas regiões.
O Papa reafirmou a vontade de visitar o Santuário de Fátima, que celebra o centenário das aparições marianas em 2017, quando se encontrou com os bispos portugueses, nesta segunda-feira, no início da visita ad Limina.
Além dos encontros com o Papa e da participação na audiência pública desta quarta-feira, os bispos portugueses vão ter um programa preenchido até sábado, com destaque para as visitas às várias instâncias.
Paulo Rocha, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano
In www.agencia.ecclesia.pt/