Campanha da Quaresma 2021

LER O EVANGELHO:
Mc 15, 1-39

DESAFIO:
Chego à Semana Maior, à Semana Santa. Para a viver de forma mais profunda e plena, rezo todos os dias, com quem mora comigo, esta oração: “Meu Deus, afastar-me de Ti é cair, voltar para Ti é levantar-me, permanecer em Ti é construir em terreno firme. Afastar-me de Ti é morrer, voltar para Ti é ressuscitar, habitar em Ti é viver. Ninguém Te perde, sem ser enganado; ninguém Te procura, sem ser chamado; ninguém Te encontra, sem ser purificado. Deixar-Te é perder-me, procurar-Te é amar-Te, ver-Te é ter-Te. A fé leva-nos a Ti, a esperança conduz-nos a Ti, o amor une-nos a Ti. Amen.

MENSAGEM DO PAPA, QUARESMA 2021:
“Ao percorrer o caminho quaresmal que nos conduz às celebrações pascais, recordamos Aquele que «Se rebaixou a Si
mesmo, tornando-Se obediente até à morte e morte de cruz» (Flp 2, 8). Neste tempo de conversão, renovamos a nossa
fé, obtemos a «água viva» da esperança e recebemos com o coração aberto o amor de Deus que nos transforma em
irmãos e irmãs em Cristo. Na noite de Páscoa, renovaremos as promessas do nosso Batismo, para renascer como
mulheres e homens novos por obra e graça do Espírito Santo.

Neste tempo de Quaresma, acolher e viver a Verdade manifestada em Cristo significa, antes de mais, deixar-nos
alcançar pela Palavra de Deus, que nos é transmitida de geração em geração pela Igreja. Esta Verdade não é uma
construção do intelecto, reservada a poucas mentes seletas, superiores ou ilustres, mas é uma mensagem que recebemos e podemos compreender graças à inteligência do coração, aberto à grandeza de Deus, que nos ama ainda antes de nós próprios tomarmos consciência disso. Esta Verdade é o próprio Cristo, que, assumindo completamente a nossa humanidade, Se fez Caminho – exigente, mas aberto a todos – que conduz à plenitude da Vida.”

ORAÇÃO:
Senhor, andamos como formigas no carreiro, administrando grãozinhos como se fossem toda a realidade. A
tua proposta, Jesus, é simples: «olhai os lírios, como crescem. Não trabalham nem fiam; pois eu digo-vos; nem
Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles» (Lc 12, 27).
Ensina-nos Senhor, que a espiritualidade não é, de facto, mais uma preocupação entre outras. A espiritualidade
verdadeira é a que se experimenta no abandono, e só aí. (in Rezar de Olhos Abertos, de José Tolentino Mendonça).

Amén.

“Jesus ‘esvaziou-Se a Si mesmo, tomando a condição de servo’.
Deixemo-nos introduzir por estas palavras do apóstolo Paulo nos dias da Semana Santa.”