Vaticano: Papa chegou ao Sri Lanka para visita pela reconciliação e a paz

Francisco dá início à sétima viagem internacional do pontificado

Cidade do Vaticano, 13 jan 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco chegou hoje ao Sri Lanka, para a sua sétima viagem internacional, que se vai concluir nas Filipinas, a 19 de janeiro.

O avião, um A330 da Alitalia, partiu pelas 19h de segunda-feira na capital italiana (menos uma hora em Lisboa) e aterrou em Colombo, capital do Sri Lanka, esta terça-feira, minutos antes das 9h locais (3h30 em Lisboa), após um voo de nove horas e meia.

O pontífice argentino cumprimentou cada um dos 76 jornalistas que o acompanham nesta viagem, a quem agradeceu e desejou “bom trabalho”.

O voo papal sobrevoou a Itália, a Albânia, a Grécia, a Turquia, o Irão, os Emirados Árabes Unidos, o Omã e a Índia, cujos chefes de Estado receberam um telegrama do Papa.

Francisco é o terceiro pontífice a visitar as Filipinas (Paulo VI em 1970 e João Paulo II em 1981 e 1995) e o Sri Lanka (Paulo VI em 1970 e João Paulo II em 1995).

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, destacou o simbolismo da primeira passagem de um Papa pela região predominantemente tâmil, no Sri Lanka, onde Francisco vai rezar no Santuário de Nossa Senhora do Rosário, em Madhu, para assinalar a “reconciliação” no país, após anos de guerra civil.

A visita aos países asiáticos começa em Colombo, capital do Sri Lanka, com os primeiros encontros dedicados aos bispos locais, autoridades políticas e líderes de outras religiões.

Para o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, a Igreja Católica, que sempre acolheu “fiéis das principais etnias, tâmil e cingalesa”, tem desempenhado um papel importante na pacificação da ilha.

“Infelizmente, ultimamente, surgiram grupos extremistas que em certa medida manipulam a opinião pública e criam tensão utilizando a religião para fins que não são claros. Fazemos votos de que a tradição que existe de diálogo inter-religioso e de colaboração possa prevalecer”, assinalou, em entrevista ao Centro Televisivo do Vaticano.

O programa do primeiro dia de viagem no Sri Lança inclui um encontro inter-religioso no ‘Bandaranaike Memorial International Conference Hall’ de Colombo, em que participarão líderes budistas, hindus, muçulmanos e cristãos.

Já na única Missa pública a que o Papa vai presidir no país, esta quarta-feira, os participantes vão rezar pelo “coexistência pacífica das diferentes religiões e grupos étnicos”.

O programa oficial nas Filipinas, um dos países asiático de maioria católica (o outro é Timor-Leste), começa na sexta-feira, incluindo uma visita à região mais afetada pelo tufão Haiyan (Novembro de 2013).

A cerimónia de despedida está marcada para a manhã de 19 de Janeiro, estando a chegada a Roma prevista para as 17h40 locais, após quase 15 horas de voo.

OC

In www.agencia.ecclesia.pt/