Ucrânia: Proteger e salvar vidas | Cáritas Portuguesa

A Cáritas Portuguesa, com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa, anuncia a abertura de uma campanha de apoio à população da Ucrânia. A verba angariada nesta campanha tem como objetivo reforçar a capacidade de resposta da Cáritas na Ucrânia, nos países fronteiriços e o eventual acolhimento a famílias deslocadas em Portugal.

A Cáritas Portuguesa está a acompanhar de forma próxima a situação através da rede Internacional da Cáritas, que de imediato se uniu em ajuda à Cáritas da Ucrânia a fortalecer a sua capacidade de garantir apoio à população.

“Tomamos esta medida de urgência face ao pedido de ajuda que nos chega da Cáritas Ucrânia, que tem intensificado a sua resposta junto da população e cujas necessidades aumentam diariamente. Falamos de um apoio de emergência no local em alimentos, medicamentos e abrigo, mas também da urgência de responder à situação dramática de milhares de pessoas deslocadas e que necessitam de ajuda imediata.” Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa.

Esta campanha é simbolicamente lançada no dia 2 de março, na sede da Conferência Episcopal Portuguesa, às 14h30, num momento de oração pela paz na Ucrânia associando-nos, assim, ao apelo do Papa Francisco apelou a todos os crentes e não crentes, para fazerem neste dia, Quarta- feira de Cinzas, um dia de oração pela paz: “E agora gostaria de apelar a todos, crentes e não- crentes. Jesus ensinou-nos que à diabólica insensatez da violência se responde com as armas de Deus, com a oração e o jejum. Convido todos a fazer no próximo dia 2 de março, Quarta-Feira de Cinzas, um Dia de jejum pela paz.”

Para sustentar o trabalho das duas organizações Cáritas ucranianas – Cáritas Ucrânia e a Cáritas- Spes – a Caritas Internationalis lançou um apelo de emergência, que permitirá ajudar cerca de

13.000 pessoas em diferentes partes do país e especialmente em áreas críticas como Kramatorsk, Rubizhne, Zaporizhya, Volnovakha , Mariupol, Kharkiv, Dnipro, Kiev, Zhytomyr, Odesa, Ivano- Frankivk.

Também as Cáritas da Polónia, Moldávia, Roménia e Eslováquia estão neste momento a prestar assistência humanitária e informação segura aos milhares de refugiados que estão a atravessar estas fronteiras.

Toda a informação está disponível através do site da Cáritas Portuguesa, Facebook e Instagram.

Como apoiar:

Donativos online: www.caritas.pt/donativos-online IBAN: PT50.0033.0000.01090040150.12

Multibanco: 22222 (entidade) 222 222 222 (referência)

Contactos:

Márcia Carvalho | 911 597 497 | marciacarvalho@caritas.pt