Taizé: Comunidade faz “invasão pacífica” de 30 mil jovens cristãos em Praga

Capital da República Checa vai receber 37.º encontro de reflexão e oração

Lisboa, 29 dez 2014 (Ecclesia) – A Comunidade ecuménica de Taizé, França, promove entre hoje e 1 de janeiro “uma invasão pacífica” de jovens cristãos de “toda a Europa” no encontro de final de ano em Praga, capital da República Checa.“Do oeste e do leste da Europa, dezenas de milhares de jovens vão chegar a Praga, de autocarro, de comboio, de avião ou à boleia. Mais de 30 mil pessoas vão participar no Encontro Europeu de Jovens e 23 mil jovens que veem de outros países serão acolhidos nos bairros da capital e nas diferentes terras à volta da cidade”, informa a Comunidade de Taizé.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os monges explicam que são “mais de 150 pontos de acolhimento” nas paróquias das diferentes Igrejas e nas escolas da região que depois são encaminhados para as famílias ou locais de alojamento coletivo.Os jovens cristãos participantes, ortodoxos, católicos e protestantes, são provenientes de 65 países, sendo as representações da Polónia, Ucrânia, Alemanha, Itália, França, Croácia e Bielorrússia as mais numerosas.

Da Polónia partem 125 autocarros e de Portugal participam cerca de 350 jovens para o evento que se destina a participantes entre os 17 e os 30 anos.

No final de um ano marcado pelo centenário da I Guerra Mundial, pelo conflito entre a Ucrânia e a Rússia e pelas eleições europeias, a Comunidade Ecuménica revela que este encontro europeu vai ser “um sinal de paz e de reconciliação” vivido por milhares de jovens.

A Comunidade de Taizé, que já promoveu um encontro em Praga “depois de o muro de Berlim ter caído”, assinala que há uma questão que vai estar em presente entre 29 de dezembro de 2014 e 2 de janeiro de 2015: “Qual o caminho percorrido desde 1990?”

“A juventude; a Europa; a reconciliação entre o Oriente e o Ocidente; o espírito de peregrinação; o ecumenismo; o encontro com o outro; o empenhamento na sociedade e a hospitalidade” são os oito pontos “fortes” da 37.ª edição que conta com 30 temas de aprofundamento.

Conforme os jovens forem chegando, no dia 29 de dezembro, vão ser distribuídas quatro «Propostas 2015» do irmão Alois para “ser sal na terra” e o prior da Comunidade vai fazer “uma meditação” todos os dias à noite.

O Parque de Exposições de Letnany vai ter cinco lugares de oração decorados para as orações da noite de 29 de dezembro a 1 de janeiro 2015: “Entre estes, uma grande tenda, que acolherá 4.500 jovens, teve que ser acrescentada devido à afluência anunciada”.

A oração da tarde dos dias 30 e 31 de dezembro vai realizar-se em 17 igrejas do centro histórico de Praga e em cada uma vai estar uma cruz de Taizé “pintada especialmente para a ocasião por uma equipa de artistas liderados por Matej Forman”.

O Encontro Europeu de Jovens vai ter a presença de 14 representantes do Conselho das Igrejas Checas, na oração do dia 1 de janeiro às 19h locais, na catedral, momento que vai ser transmitido em direto pela televisão checa.

A Comunidade Ecuménica informa ainda que o programa completo, as informações práticas e a mensagem do prior de Taizé estão a ser publicadas no sítio online www.taize.fr/pt.

CB

(in http://www.agencia.ecclesia.pt/)