Rezar com os cinco dedos da mão

papa_francisco1. O polegar é o dedo que está mais próximo de ti. Então começa a orar por aqueles que te são mais próximos. Eles são os que mais facilmente lembrarás. Orar por nossos entes queridos é “uma doce obrigação”!

2. O dedo seguinte é o indicador. Ora por aqueles que ensinam, instruem e curam. Isso inclui professores, catequistas, médicos e padres. Eles necessitam de apoio e sabedoria para indicar a direcção correcta aos outros. Tem­‑nos sempre presentes nas tuas orações.

3. O próximo dedo é o mais alto. Ele lembra-nos dos nossos líderes. Ora pelas pessoas que dirigem os destinos da nossa nação e orientam a opinião pública. Elas precisam da orientação de deus.

4. O quarto dedo é o anelar. Embora muitos fiquem surpreendidos, é o dedo mais fraco, como pode te dizer qualquer professor de piano. Ele deve lembrar-nos de rezar para os fracos, com muitos problemas ou prostrados pela doença. Eles precisam da tua oração dia e noite. Nunca é demais orar por eles. Também te deves lembrar de orar pelos casais.

5. E por último o nosso dedo mindinho, o menor de todos, que é a forma como nos devemos ver diante de deus e dos outros. Como a bíblia diz, “os últimos serão os primeiros”. O teu dedo mindinho deve lembrar-te de orares por ti. Quando estiveres em oração pelos outros quatro grupos, as tuas próprias necessidades estarão na perspectiva correcta, e poderás rezar melhor.

Oração atribuída ao Papa Francisco