Quaresma: Papa desafia Igreja à renovação

Francisco propõe oração e missão para contrariar indiferença e tentação de «fechar-se»

papa_quaresma_01

Cidade do Vaticano, 27 jan 2015 (Ecclesia) — O Papa Francisco desafiou as comunidades católica a uma “renovação” que supere os riscos da indiferença face aos outros, uma proposta lançada na mensagem para a Quaresma 2015.

“O povo de Deus tem necessidade de renovação, para não cair na indiferença nem se fechar em si mesmo”, escreve, num texto divulgado hoje pelo Vaticano.

Francisco propõe a “misericórdia” como antídoto para o que chama de “globalização da indiferença”, o que exige um “um coração forte e misericordioso, vigilante e generoso, que não se deixa fechar em si mesmo”.

“Dado que estamos interligados em Deus, podemos fazer algo mesmo pelos que estão longe, por aqueles que não poderíamos jamais, com as nossas simples forças, alcançar: rezamos com eles e por eles a Deus, para que todos nos abramos à sua obra de salvação”, assinala.

Neste contexto, o Papa convida todas as dioceses do mundo a promover a iniciativa ‘24 horas para o Senhor’, que este ano decorre em Roma entre os dias 13 e 14 de março, para “dar expressão a esta necessidade da oração”.

“Não subestimemos a força da oração de muitos”, observa.

As ‘24 horas para o Senhor’ são promovidas pelo Conselho Pontifício para a Nova Evangelização e incluem momentos de oração, confissões, anúncio do Evangelho e vigílias e, igrejas no centro de Roma.

O Papa sublinha que a Igreja tem de “ultrapassar as fronteiras”, ao encontro do próximo, para “superar tantas formas de indiferença e dureza de coração”.

“Cada comunidade cristã é chamada a atravessar o limiar que a põe em relação com a sociedade circundante, com os pobres e com os incrédulos. A Igreja é, por sua natureza, missionária, não fechada em si mesma, mas enviada a todos os homens”, aponta.

A Quaresma que se inicia com a celebração de Quarta-feira de Cinzas (18 de fevereiro, em 2015), é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

OC

In http://www.agencia.ecclesia.pt/