O contributo formativo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica

O Secretariado Diocesano que tem a responsabilidade do acompanhamento e coordenação pastoral da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica dirigiu aos párocos uma carta circular cujo conteúdo julgamos oportuno divulgar. Esta carta relembra e esclarece de forma objectiva sobre qual é o contributo específico desta disciplina no âmbito curricular do ensino, tanto na escola pública como na privada, e incentiva, por esta mesma razão, as famílias a valorizarem o seu contributo no projecto educativo dos filhos. Aqui fica a transcrição do apelo solicitado.

“Gostaria de pedir a sua colaboração na sensibilização dos pais para a inscrição dos seus filhos na disciplina de EMRC. Começa agora o período de matrícula e, muitos pais, como os filhos já andam na catequese optam por não os inscrever. Peço-lhe que nas famílias e nos grupos que acompanha ajude os pais a perceber como é importante, em contexto educativo, as crianças e os jovens terem uma disciplina que os ajude a fazer uma leitura cristã da vida, da cultura, da sociedade e dos conteúdos que aprendem nas outras disciplinas. A formação integral da pessoa não pode prescindir desta chave de leitura nem do confronto com a dimensão espiritual do homem e do fenómeno religioso que a disciplina de EMRC proporciona. Como lembram os nossos Bispos: A EMRC tem uma natureza diferente da Catequese, quanto às finalidades, aos destinatários e aos conteúdos. Além disso, exerce-se num ambiente também diferente. Situada na escola, a EMRC insere-se nas suas finalidades, utiliza os seus métodos e tem uma especificidade própria. O que confere ao ensino religioso escolar a sua característica peculiar é o facto de ser chamado a penetrar no âmbito da cultura e de se relacionar com os outros saberes. A EMRC tem em vista a formação global do aluno, que permita o reconhecimento da sua identidade e, progressivamente, a construção de um projecto pessoal de vida. Promove-a a partir do diálogo da culturas e dos saberes adquiridos nas outras disciplinas com a mensagem e os valores cristãos enraizados na tradição cultural portuguesa (CEP, Educação Moral e Religiosa Católica. Um valioso contributo para a formação da personalidade).

Cerca de 23% dos alunos inscritos nas escolas da Diocese [Patriarcado de Lisboa] frequentam a disciplina de EMRC. É um número significativo no actual contexto social e cultural. Cabe-nos a nós investir nesta área da Evangelização, porta de acesso a uma das periferias mais desafiantes do nosso tempo: a escola como comunidade educativa.”

O director do Secretariado
P.e Paulo Malícia