Constituição Sinodal de Lisboa

Brevemente estará à venda no cartório, a CONSTITUIÇÃO SINODAL DE LISBOA, «O sonho missionário de chegar a todos». Será também agendado um encontro destinado a toda a paróquia para reflectirmos nas propostas e desafios deste documento.

Eis excertos dos 3 primeiros pontos:
1. A Igreja que peregrina em Lisboa quer ser testemunha da alegria do Evangelho e rosto da misericórdia divina. Animada pelo convite sempre novo do Senhor Jesus – «faz-te ao largo» –, ela sabe que a isso Deus a impele sempre, pela sua Palavra, no seu Espírito. O mandato de ser «sal da terra e luz do mundo» e a vontade crente de ser aí fermento evangélico chamam-na a uma nova etapa da vida eclesial. As transformações do mundo onde está reforçam a urgência de discernir e acolher, com esperança e ousadia, os sinais dos tempos. Em caminhada sinodal, abraça com entusiasmo o chamamento sempre
renovado a deixar-se evangelizar pelo Espírito e a ser evangelizadora.

2. Impelida pelo Espírito Santo «que infunde a força para anunciar a novidade do Evangelho com ousadia», a Igreja acolhe o desafio de uma «transformação missionária» na certeza de que o Espírito é o autêntico protagonista da missão. Ao olhar a complexidade do mundo contemporâneo, a Igreja reconhece a atualidade e universalidade do mandato missionário que lhe foi confiado por Jesus: «Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos». Por outro lado, face aos atuais desafios evangelizadores, atesta que o Senhor não cessa de lhe conferir a força e os meios necessários para avançar com confiança. Cristo ressuscitado prometeu uma assistência efetiva à sua Igreja, garantida pela presença ativa e fecunda do seu Espírito que em todas as circunstâncias coopera com a missão. (…)

3. Esta Constituição Sinodal é fruto da dinâmica sinodal querida e implementada no Patriarcado de Lisboa e com ela se procura dar resposta à exortação do Papa Francisco, dirigida à Igreja universal, a «uma nova etapa evangelizadora». (…) A comemoração dos 300 anos da qualificação patriarcal dada à diocese de Lisboa ofereceu a ocasião para esta procura comum de caminhos novos em vista de uma presença eclesial evangelizadora e capaz de responder aos desafios deste tempo. Desde setembro de 2014, muitos cristãos, (…) foram lendo a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium – A alegria do Evangelho, assumida como inspiração e guião do Sínodo Diocesano, e refletindo à sua luz sobre os caminhos que a Igreja de Lisboa é hoje chamada a percorrer. A presente Constituição Sinodal recolhe muitos dos contributos desta caminhada, como confluíram na assembleia sinodal. (…)