Campanha da Quaresma 2021 – Dom. I

LER O EVANGELHO

DESAFIO
O que vou jejuar nesta Quaresma? Para me libertar do que me afasta de Deus, o que vou retirar da minha vida para que Ele tenha o devido espaço?

MENSAGEM DO PAPA (Quaresma 2021)
“O jejum, vivido como experiência de privação, leva as pessoas que o praticam com simplicidade de coração a redescobrir o dom de Deus e a compreender a nossa realidade de criaturas que, feitas à sua imagem e semelhança, n’Ele encontram plena realização. Ao fazer experiência duma pobreza assumida, quem jejua faz-se pobre com os pobres e «acumula» a riqueza do amor recebido e partilhado. O jejum, assim entendido e praticado, ajuda a amar a Deus e ao próximo, pois, como ensina São Tomás de Aquino, o amor é um movimento que centra a minha atenção no outro, considerando-o como um só comigo mesmo [cf. Enc. Fratelli tutti (FT, 93)].

A Quaresma é um tempo para acreditar, ou seja, para receber a Deus na nossa vida permitindo-Lhe «fazer morada» em nós (cf. Jo 14, 23). Jejuar significa libertar a nossa existência de tudo o que a atravanca, inclusive da saturação de informações – verdadeiras ou falsas – e produtos de consumo, a fim de abrirmos as portas do nosso coração Àquele que vem a nós pobre de tudo, mas «cheio de graça e de verdade» (Jo 1, 14): o Filho de Deus Salvador.”

ORAÇÃO
Senhor: dá-nos a capacidade de viver de olhos aberto, de viver intensamente. Dá-nos de novo a graça do canto, do assobio que imita a felicidade aérea dos pássaros, das imagens reencontradas, do riso partilhado. Torna-nos peregrinos que no visível detetam a discreta insinuação do invisível. Amén.

(in Rezar de olhos abertos, de José Tolentino Mendonça)