Campanha da Quaresma 2021 – Dom. II

LER O EVANGELHO:
Mc 1, 12-15

DESAFIO:
O amor de Deus é esperança. Esperança de vida nova. Quais são as realidades da minha vida que precisam de se transfigurar e deixar entrar essa esperança que renova? Que me renova?

MENSAGEM DO PAPA, QUARESMA 2021:
“(…) Já quando preanuncia a sua paixão e morte, Jesus abre à esperança dizendo que «ressuscitará ao terceiro dia» (Mt 20, 19). Jesus fala-nos do futuro aberto de par em par pela misericórdia do Pai. Esperar com Ele e graças a Ele significa acreditar que, a última palavra na história, não a têm os nossos erros, as nossas violências e injustiças, nem o pecado que crucifica o Amor; significa obter do seu Coração aberto o perdão do Pai.
No contexto de preocupação em que vivemos atualmente, onde tudo parece frágil e incerto, falar de esperança poderia parecer uma provocação. O tempo da Quaresma é feito para ter esperança, para voltar a dirigir o nosso olhar para a paciência de Deus, que continua a cuidar da sua Criação (…)
Viver uma Quaresma com esperança significa sentir que, em Jesus Cristo, somos testemunhas do tempo novo em que Deus renova todas as coisas (cf. Ap 21, 1-6), «sempre dispostos a dar a razão da [nossa] esperança a todo aquele que [no-la] peça» (1 Ped 3, 15): a razão é Cristo, que dá a sua vida na
cruz e Deus ressuscita ao terceiro dia.”

ORAÇÃO:
O sentido da escuta tem a ver com a prontidão. Estar pronto para… Aquele que escuta constrói vigilância, uma atenção que lhe permite atuar com diligência e fidelidade em todas as coisas, sem exceção.

(in Rezar de Olhos Abertos, de José Tolentino Mendonça).

Senhor, ajuda-nos a escutar a tua voz e as de tantos que colocas todos os dias na nossa vida. Amén.