Vigília Ecuménica Jovem

No próximo dia 19 de Janeiro, na Catedral de S. Paulo (Igreja Lusitana Evangélica – Comunhão Anglicana – Rua das Janelas Verdes, 32), em Lisboa, pelas 21h30, realizar-se-á a Vigília Ecuménica Jovem, que terá como tema O que Deus espera de nós? (Cf. Miq. 6,6-8).

Para além das Igrejas promotoras – Igreja Presbiteriana, Igreja Católica, Igreja Metodista e Igreja Lusitana – também outras comunidades serão convidadas a participar nesta noite de oração que se enquadra no Oitavário (oito dias) de Oração pela Unidade dos Cristãos, celebrado em todo o mundo desde 1908 e que tradicionalmente decorre entre os dias 18 a 25 de Janeiro.

Desta vez coube ao Movimento de Estudantes Cristãos da Índia a missão de propor ao mundo inteiro um tema e um guião que norteiam as diversas iniciativas ecuménicas. A partir da experiência indiana de injustiça e descriminação devido à posição social, a sua reflexão centra-se nos dalits – comunidades sem casta classificadas como as mais “baixas” –  e onde têm origem quase 80% dos cristãos indianos. A partir do texto do profeta Miqueias, concluímos que a verdadeira fé não pode ser separada da santidade pessoal e da busca da justiça social – um verdadeiro caminho com Deus e com os irmãos. E também por isso somos convidados a trazer um alimento para partilhar com aqueles que, ao nosso lado, enfrentam dificuldades económicas.

Esta é uma oportunidade para experimentarmos na prática tanto do que nos une, um verdadeiro ecumenismo espiritual que resulta tão necessário. Rezar pela unidade com outros irmãos cristãos é caminhar na direcção da comunhão.

vigilia_01