Vaticano: Papa pede orações para visita ao Sri Lanka e Filipinas

Sétima viagem internacional leva Francisco a percorrer mais de 23 mil quilómetros

papa-sri-lanka_01

(Lusa)

Cidade do Vaticano,  11 jan 2015 (Ecclesia) – O Papa pediu hoje no Vaticano as orações dos católicos para a sua próxima viagem internacional, que começa esta segunda-feira, com destino ao Sri Lanka e Filipinas, percorrendo no total 23 mil quilómetros entre a sua partida e o regresso a Roma.

“Amanhã [segunda-feira] à tarde partirei para uma viagem apostólica ao Sri Lanka e às Filipinas. Obrigado pelos vossos votos nesse cartaz [Boa viagem]. Peço-vos por favor que me acompanheis com a oração”, declarou, desde a janela do Palácio Apostólico, perante milhares de pessoas reunidas para a oração do ângelus, na Praça de São Pedro.

O Papa pediu em particular as preces dos imigrantes dos dois países asiáticos que vivem em Roma.

Francisco vai almoçar com sobreviventes do tufão Hayan na cidade de Tacoban, capital da província de Leyte, durante a sua visita às Filipinas, a 17 de janeiro.

O Papa quis visitar Tacloban, conhecida como “zona zero” do Hayan, formado por ventos que chegaram a atingir 315 quilómetros por hora.

Além de ter causado milhares de mortos, o tufão espalhou arrasou mais de um milhão de casas e deixou perto de cinco milhões de pessoas desalojadas.

A viagem aos países asiáticos começa em Colombo, capital do Sri Lanka, com os primeiros encontros dedicados aos bispos locais, autoridades políticas e líderes de outras religiões.

O programa prevê 11 intervenções públicas, entre discursos e homilias.

No dia 14, Francisco vai presidir à cerimónia de canonização do padre José Vaz, nascido em Goa, então território português, a 21 de abril de 1651.

O sacerdote foi missionário no Sri Lanka, onde morreu a 16 de janeiro de 1711 após ter traduzido o Evangelho para as línguas tâmil e o cingalês; a sua proclamação como santo contou a aprovação da Congregação para as Causas dos Santos, sem exigir um novo milagre.

A 15 de janeiro, o Papa deixa Colombo para seguir até à capital das Filipinas, Manila.

O programa oficial neste país começa no dia seguinte, incluindo encontros com as autoridades filipinas, bispos e religiosos e com as famílias católicas.

A viagem conclui-se em Manila, após encontros com líderes religiosos, os jovens e uma Missa no ‘Rizal Park’, no domingo, dia 18.

A cerimónia de despedida está marcada para a manhã de 19 de janeiro, estando a chegada a Roma marcada para as 17h40 (menos uma em Lisboa).

OC

In www.agencia.ecclesia.pt