Sínodo dos Bispos 2021-2023

“Por uma Igreja sinodal”

Comunhão | Participação | Missão

Em 2021 o Papa Francisco lançou o Sínodo dos Bispos dirigido a toda a Igreja, que irá decorrer até 2023.

A palavra Sínodo significa: caminho feito em conjunto. O Sínodo dos Bispos foi instituído pelo Papa Paulo VI em 1965. Em 2018 o Papa Francisco renovou profundamente o Sínodo dos Bispos, incluindo a sinodalidade como dimensão constitutiva da Igreja implicando não só o clero, mas também toda a comunidade.

A realização do Sínodo acontece em três fases:

1. A fase preparatória, em que se consulta a Igreja, isto é, todos nós;

2. A fase celebrativa, em que os Bispos se reúnem em Roma com o Papa;

3. A fase de atuação, em que as indicações saídas da Assembleia dos Bispos e confirmadas pelo Papa são recebidas e concretizadas na vida da Igreja.

Neste momento, encontramo-nos na fase diocesana desta preparação do Sínodo.

Esta fase é marcada, principalmente, pelo dinamismo de escuta.

Escuta das paróquias, movimentos laicais, escolas e universidades, congregações religiosas, comunidades cristãs de bairro, ação social, movimentos ecuménicos e inter-religiosos e de outros grupos.
Escuta das periferias, dos mais afastados ou daqueles cuja voz poucas vezes ou raramente é escutada no interior da Igreja.

O objetivo deste Processo Sinodal é proporcionar uma oportunidade para todo o Povo de Deus reflectir e discernir em conjunto, como progredir no caminho para ser uma Igreja mais sinodal. Será um chamamento a renovar as nossas mentalidades e as nossas estruturas eclesiais, a fim de vivermos o chamamento que Deus faz à Igreja, por entre os actuais sinais dos tempos.

Ao longo das próximas semanas serão publicadas na página de internet da paróquia e no Convívio, algumas pistas para ajudar a esta participação. A vossa reflexão poderá ser enviada por:

– Mail: caminho.sinodal.amadora@gmail.com
– Escrito, em envelope fechado, endereçado a “Igreja Sinodal – Paróquia da Amadora” e entregue no Cartório Paroquial.

NO PRÓXIMO CONVÍVIO SERÃO APRESENTADAS AS QUESTÕES A TODA A COMUNIDADE.