Sílvia Cardoso declarada Serva de Deus

silvia_cardosoO nome de Sílvia Cardoso talvez seja desconhecido das gerações mais novas da nossa Paróquia, mas os mais velhos já ouviram falar certamente desta grande cristã leiga, que acaba de ser declarada Venerável Serva de Deus pelo Papa Francisco (Março de 2013).

Sílvia Cardoso nasceu em Paços de Ferreira e faleceu em 1950. À sua vida está associada uma grande obra de apostolado, quer no campo das obras sociais quer no campo da evangelização pelo incentivo dado à formação religiosa e à animação da vida espiritual dos leigos. A sua obra, que, desde Paços de Ferreira, se foi estendendo a muitas partes do país, também acabaria por chegar à Amadora (Casa da Quinta do Bosque – local que hoje se situa na freguesia da Falagueira).

Com o reconhecimento oficial por parte da Igreja da sua fama de santidade – após um minucioso trabalho de estudo da sua vida e virtudes, começado em 1977 na diocese do Porto –, ficou aberto o caminho para uma futura beatificação e canonização. Para isso são necessários os sinais exigidos pelo processo canónico, ou seja, verificar-se o “dom dos milagres” que Deus venha a conceder por intercessão desta Serva de Deus.

Além de algumas estampas que há para distribuir, quem estiver interessado em conhecer o resumo da sua biografia e uma breve apresentação do seu caminho espiritual poderá recolher no atendimento do Cartório a pequena publicação editada já depois deste memorável acto da Congregação romana da Causa dos Santos.