Semana dos Seminários | 12 a 19 Nov. 2017

A Igreja Católica celebra a Semana dos Seminários 2017 com o lema ‘Fazei o que Ele vos disser’, inspirado na passagem do Evangelho das bodas de Caná, entre 12 e 19 de novembro.

“É ocasião privilegiada para que os cristãos tomem consciência da importância do seminário como lugar indispensável para a formação dos futuros pastores da Igreja”, escreve o presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios na sua mensagem à Igreja.

D. António Augusto de Azevedo, bispo auxiliar do Porto, explica que hoje os seminários representam “um sinal da esperança para a Igreja e para o mundo” porque aqueles que neles se formam em ordem ao ministério sacerdotal “serão expressão da presença de Jesus Cristo”.

Os materiais celebrativos a nível nacional foram desenvolvidos pela primeira vez pelo Seminário Episcopal de Angra, Açores: caderno celebrativo (Oração, Vigília de oração, Oração universal, Oração do Rosário); esquemas catequese infância e catequese adolescência, reflexões, músicas, orações, pagela e cartaz.

Na Oração Universal, esquema 2, pede-se para que os jovens de cada diocese: “Se deixem atrair pelo exemplo da Jovem de Nazaré e se disponham a fazer tudo o que Jesus quiser.”

Na Semana dos Seminários 2017 os jovens também estão nas intenções da Oração do Rosário, nos Mistérios Gozosos (segunda-feira e sábado) e nos Mistérios Luminosos (quinta-feira).

Mistérios Gozosos
Primeiro Mistério: Anunciação do Anjo a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38)
Intenção: Rezemos pelos nossos jovens, para que, a exemplo como Maria, estejam sempre alerta para escutar os sinais de Deus no seu caminho vocacional.

Mistérios Luminosos
Quinto Mistério: A última ceia e a instituição da Eucaristia (Lc 22, 14-20)
Intenção: Rezemos pelos jovens das nossas comunidades para que, encontrando Jesus na Eucaristia, aceitem ser instrumentos da Sua entrega e, assim Cristo se forme em nós.

“O Seminário é tempo de estar com Jesus e de aprender com Ele a viver no meio das realidades do mundo”, afirma o presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

“É tempo para exercitar a escuta e aprofundar o discernimento acerca da vontade de Deus; é tempo de cultivar um coração dócil, livre e generoso para o serviço de Deus e dos irmãos; é tempo para descobrir o estilo mariano da evangelização que valoriza a proximidade, a ternura e o afeto”, explica D. António Augusto de Azevedo.

A Semana dos Seminários de 2017 tem com o lema ‘Fazei o que Ele vos disser’, frase proferida por Maria no episódio das bodas de Caná, e é celebrada entre 12 e 19 de novembro.

In http://www.dnpj.pt