A Anunciação: acolher a Deus com a fé de Maria

Entremos idealmente, nós também, na antiga aldeia de Nazaré, povoado pobre, onde vivem agricultores e pessoas modestas. Numa gruta de Nazaré encontram-se Deus e o homem, sem distância alguma.

Com são Bernardo esperemos, nós também, pela resposta que Maria vai dar ao anúncio do anjo:

O anjo aguarda a tua resposta: ó Maria! Em tuas mãos está o preço da nossa salvação. Dá depressa, ó Virgem, a tua resposta! Responde sem demora ao anjo, ou, para melhor dizer, ao Senhor por meio do anjo. (…) Abre, ó Virgem santa, o coração à fé, os lábios ao consentimento, as entranhas ao Criador. Eis que o desejado de todas as nações está à tua porta e chama … (…) Levanta-te, corre, abre. Levanta-te pela fé, corre pela devoção, abre pelo consentimento.

Santo Ambrósio, bispo de Milão, vê na experiência de Maria daquele dia a raiz de toda a sua personalidade e da sua missão. Foi nele que brilhou a fé sem vacilações; foi nele que brilhou a salvação que a Ela foi oferecida em primeiro lugar – “cheia de graça”; foi nele que brilhou a sua modéstia, a sua honestidade, a sua prudência – “ficou surpreendida pelo modo como o anjo a saudou, que não se lia nem se encontrava até esse momento nas Escrituras “

Na sua resposta, Maria apresenta-se consciente de que n’Ela, mulher simples e comum, Deus realizou uma intervenção grande e definitiva, “esperada por todas as gerações” (Lc 1, 49), na história da salvação dos homens. Por isso diz de si mesma: “Eu sou a serva do Senhor…” A sua vocação e a sua missão será agora acolher o dom sublime do Filho de Deus que d’Ela há-de nascer: “Faça-se em mim segundo a tua palavra.”

Ver em Gianfranco Ravasi, Um Mês com Maria, Paulus,

Lisboa 2010, pp.54-55.