Palavras do P. Carlos

Caros amigos,
Recordo-me de um painel publicitário que vi há alguns anos. A imagem era sóbria: em primeiro plano, umas botas de montanha e, no horizonte, nuvens densas e muito escuras. Uma frase dava significação ao enquadramento: “Aproxima-se uma tempestade. Aproveita-a.” Rezei aquela frase. E continuo a rezá-la, porque ela tem vindo a acompanhar-me ao longo destes dias. Desde logo ela ligou-me a um episódio narrado nos Evangelhos. Jesus viajava numa barca com os seus discípulos, quando se levantou uma enorme borrasca. Acordaram-n’O, pois ia a dormir. Disse-lhes Jesus: “Porque estais assustados, homens de pouca fé?” Ou seja: ‘Eu estou aqui. Confiam ou não em mim?’ Muitas vezes, parece-nos que Jesus vai a ‘dormir’ ‘na nossa’ barca. Mas está na barca. E isto faz toda a diferença. A presença de Jesus não nos livra das adversidades mas, com Ele, somos capazes de enfrentá-las. E ultrapassá-las. E aproveitá-las. Sim, aproveitá-las, por mais duras que sejam.
Neste momento de perturbação, as muitas mensagens que partilhamos diariamente, mesmo as que são verdadeiramente motivadoras e poderosas, como as do Papa Francisco, podem ser estimulantes. Mas não são a resposta. O que nos torna audazes para enfrentar esta e outras ‘tempestades’ é algo que vem de dentro: a voz de Jesus a sussurrar: “Estou aqui. Confia. Não tenhas medo.” As palavras determinantes são sempre as de Jesus.
Aproveitemos este momento para purificar a fé, reavivar a espiritualidade, interrogarmo-nos sobre comportamentos, projectarmos novos rumos, darmos mais tempo à oração, redescobrir as razões da esperança, sonhar o futuro da Comunidade, planearmos o amanhã da Humanidade.
Mantenhamo-nos ligados. Sejamos responsáveis. Rezemos uns pelos outros.
Estamos a enfrentar uma tempestade. Vamos aproveitá-la!
Com imensas saudades de todos, envio-vos um abraço e a bênção de Deus.

P. Carlos Jorge