Missa de encerramento do Conclave – três palavras-chave na Homilia de improviso do Papa Francisco I

20130314-papa-francisco-i«Da primeira homilia do recém-eleito Papa Francisco, proferida na Capela Sistina durante a missa solene de encerramento do Conclave, ficam três palavras-chave: caminhar, edificar, confessar. “Podemos caminhar o que quisermos, edificar o que queremos, mas se não confessarmos Jesus Cristo, as coisas não avançam. Tornamo-nos como uma ONG piedosa, mas não Igreja esposa de Cristo. Quando não se edifica, o que acontece? Acontece o que acontece com as crianças na praia – criam castelos na areia, tudo vem abaixo, sem consistência”, apontou o Papa.

“Caminhar, construir, confessar”, voltou a frisar o Papa nesta sua primeira homilia (…). “as as coisas não são assim tão fáceis”, alertou. “Porque no caminhar, construir, confessar, às vezes há tropeços, há movimentos que não ajudam o caminho, são movimentos que nos puxam para trás.”

A homilia do Papa Francisco veio como um desafio. “Este Evangelho prossegue com uma situação especial – é que mesmo Pedro, que tinha confessado Cristo, disse ‘sim, Tu és Filho de Deus e sigo-te’”, mas não falou de cruz. Quando caminhamos sem cruz, construímos sem cruz, confessamos Cristo sem cruz, não somos discípulos do Senhor.”

Sem cruz, sublinhou o Papa, “somos mundanos”. “Somos bispos, padres, cardeais, Papas, tudo, mas não discípulos do Senhor.” “Gostaria que nós, depois destes dias de graça, tenhamos a coragem de caminhar na presença do Senhor, com a cruz do Senhor, de edificar a Igreja sobre o sangue derramado na cruz e assim caminharmos. Assim a Igreja vai em frente.”

O Papa falou de improviso, sem texto preparado, sobre o caminho da Igreja e viu algo em comum nas três leituras da missa: “o movimento”. (…)

Elaborando a homilia (…), o Papa Francisco começou por falar, em primeiro lugar, sobre caminhar. “Caminhai na luz do Senhor, isto foi o que em primeiro lugar Deus disse a Abraão, caminha na minha presença. A nossa vida é um caminho e, quando paramos, as coisas não vão bem. Caminhar sempre na presença do Senhor, à luz do Senhor, procurando viver na irrepreensibilidade que Deus pedia a Abraão.”

Em segundo lugar, edificar, construir. “Edificar a Igreja. Fala-se de pedras. As pedras têm consistência, são pedras vivas, benzidas pelo Espírito Santo. Edificar a Igreja, esposa de Cristo sobre a pedra angular que é Nosso Senhor. É outro movimento da nossa vida, edificar”, disse.

Em terceiro lugar, “confessar”. “Podemos caminhar o que quisermos, edificar o que queremos, mas se não confessarmos Jesus Cristo, as coisas não avançam”, apontou o Papa, antes de tomar emprestada uma citação de Leon Bloys. “Quem não confessa Deus, confessa o Diabo, a mundanidade do Diabo”, referiu.»

Rádio Renascença, Conclave 2013