História – texto retirado

As Relíquias do AltarCuriosidades

As Relíquias do Altar

S. Pio X

S. Pio X nasceu em Riese, Treviso, a 2 de Junho de 1835, e foi baptizado com o nome José Melchior Sarto.
Estudou no seminário de Pádua e foi ordenado sacerdote em 1858. Em 1867 foi nomeado arcebispo de Salzano; em 1875, cónego de Treviso e director espiritual do seminário e quatro anos depois, em 1879, vigário-geral da Diocese. Em 1884 foi nomeado Bispo de Mântua e em 1893, cardeal, sendo três dias mais tarde transferido para o Patriarcado de Veneza.
Foi eleito Papa a 4 de Agosto de 1903, por 55 votos (em 60) e apelou à comunhão frequente, à comunhão das crianças, à reforma litúrgica e à simplificação da música religiosa. Centrou toda a sua actividade na renovação interna da Igreja, apelando à simplificação e nova codificação do direito canónico. Em 1905 S. Pio X entrou em conflito com o governo de Paris, devido à lei votada no Parlamento francês que visava a divisão entre Estado e Igreja. Condenou persistentemente o modernismo dogmático, facto que criticou em 1907, no Decreto Lamentabili e na encíclica Pascendi. Em 1909 criou o Instituto Bíblico, anexo à Universidade Gregoriana. Um ano mais tarde – em 1910 – condenou também o modernismo que envolvia a própria sociedade. Procurou, em vão, evitar a I Guerra Mundial.
Morreu em Roma a 20 de Agosto de 1914 e foi canonizado a 29 de Maio de 1954. No dia 21 de Agosto celebra-se a sua memória litúrgica.

Santa Maria Goretti

Maria Goretti
nasceu em Corinaldo, Ancona, na Itália, a 16 de Outubro de 1890. Ficou órfã de pai aos 10 anos de idade e como era a filha mais velha, ajudava a mãe nas lidas domésticas e tomava conta dos irmãos mais novos.
Morreu apunhalada por um vizinho seu de 18 anos, a tentar defender a sua castidade, em Nettuna, Lácio, a 6 de Julho de 1902. Imediatamente após o incidente, já no hospital, Maria perdoou o rapaz.
É considerada mártir e é vista como um modelo de pureza e castidade. Foi canonizada a 24 de Junho de 1950, depois de muitos milagres terem sido atribuídos à sua intersecção.
O filme “Cielo Sulla Palude” retrata a história da sua vida simples e humilde.
Santa Maria Goretti é relembrada, segundo o calendário litúrgico, no dia 6 de Julho.

S. Peregrino

Devido ao desconhecimento de fontes que nos elucidassem acerca de S. Peregrino, não nos foi possível obter qualquer informação.

Curiosidades

A Igreja Matriz da Amadora, que se situa na actual Praça da Igreja, tinha inicialmente o seu espaço reservado no local onde hoje encontramos o Parque Delfim Guimarães.
O actual espaço ocupado pela Igreja Matriz pertencia ao Clube de Futebol Estrela da Amadora, situando-se precisamente neste terreno o campo de futebol deste grupo desportivo (de facto, ainda hoje podemos constatar que a sede do Estrela se encontra na R. Gomes Freire, consideravelmente longe do actual estádio, na Reboleira). Este facto gerou muita polémica, precisamente pela mudança do campo, o que contribuiu para que houvesse uma alta voz de oposição à construção da Igreja.

O primeiro baptizado realizado na Igreja Matriz foi a 14 de Julho de 1958, dois dias após a sagração do templo. A bebé, nascida a 23 de Março de 1958, chamava-se Cristina Maria Luísa Barradas de Almeida Terça.

O primeiro casamento ocorreu no dia 20 de Julho de 1958, pelas 9 horas da manhã, entre o senhor Alberto Rodrigues Martins e Emília Soares, ambos naturais de S. Pedro do Sul. O noivo era estucador e filho de Manuel Martins e Isabel Rodrigues. A noiva era doméstica e filha de João Duarte e Sílvia Soares Duarte.

História - texto retirado