No dia 30 de Setembro de 2019, o Papa Francisco fez publicar um Motu Proprio, Aperuit illis, pelo qual institui o 3.º Domingo do Tempo Comum como “Domingo da Palavra de Deus”. Como sublinha o Papa Francisco, o dia dedicado à Bíblia pretende ser, não «uma vez no ano», mas é para ser vivido todo o ano, já que temos urgente necessidade de nos tornar familiares e íntimos da Sagrada Escritura e do Ressuscitado, que não cessa de partir a Palavra e o Pão na comunidade dos crentes. Para tal, “precisamos de entrar em confidência assídua com a Sagrada Escritura; caso contrário, o coração fica frio e os olhos permanecem fechados, atingidos, como somos, por inumeráveis formas de cegueira”.
Que seja um dia dedicado à “celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus”, para que possa “fazer crescer no povo de Deus uma religiosa e assídua familiaridade com as sagradas Escrituras”.
Que na celebração eucarística, se possa “entronizar o texto sagrado, de modo a tornar evidente aos olhos da assembleia o valor normativo que possui a Palavra de Deus”.
“Que se promova uma difusão mais ampla da lectio divina para que, através da leitura orante do texto sagrado, a vida espiritual encontre apoio e crescimento”.
Excertos da carta do Bispo Auxiliar D. Daniel Henriques sobre o Domingo da Palavra de Deus, 26 de janeiro.
Durante a Quaresma, haverá Via-Sacra todas as sextas-feiras às 18h na igreja matriz. Todos somos convidados a participar neste momento … >> continuar a ler