Custos dos restauros

Como já anteriormente foi noticiado, tendo consciência da necessidade de proceder, com urgência, ao
restauro, reintegração e preservação do Sacrário, tocheiros e base da imagem de N.ª Sr.ª da Conceição, um grupo de paroquianos assumiu a tarefa de levar avante os procedimentos necessários.

O custo, atualizado, do total com todos os restauros é de €2.200. De notar que este valor cobrirá apenas e parcialmente os materiais a aplicar, já que a técnica de restauro, por razões particulares, não pretende auferir qualquer retribuição pelo seu trabalho.

Outro fator que contribui de forma muito significativa para a redução de custos, é o facto de os trabalhos poderem, devido às férias, decorrer não em instalações exteriores, mas numa das salas de reuniões da nossa igreja, o que nos poupa significativas parcelas que seriam associadas a: transporte – carregadores – ocupação de espaço – seguros de viagem e estadia.

Parte do valor já foi angariado, mas ainda falta um pouco. Os trabalhos de limpeza, identificação de patologias, preparação para reintegração, restauro e reintegração, são naturalmente lentíssimos e de
grande detalhe, já que as peças em causa apresentam não poucos sinais de degradação provocada pela
água (flores), ceras, poeiras e outras sujidades, para além de manuseio involuntariamente descuidado,
aliados aos longos anos de uso e mesmo à idade de algumas das peças, como os mais de 200 anos do
Sacrário, por exemplo.

Tendo-se iniciado no dia 5 de julho o restauro dos tocheiros e Sacrário, esperamos que ainda este mês de
setembro se dê início ao restauro da base da Imagem de N.ª Senhora da Conceição da Amadora.

Contamos com a generosidade de todos, não só em ofertas feitas especificamente para este fim, como
também pedimos a maior divulgação possível de todo este processo.