Campanha Comunitária Quaresma 2020 | (Re)Nascer em Cristo

QUARESMA é tempo de reflexão profunda, quer pessoal, quer em comunidade, que nos levará juntos à Páscoa de Jesus.

A nossa comunidade é como um imenso pomar, cheio de árvores de fruto, de vários tipos, cores e sabores. Algumas árvores são pequeninas acabadas de brotar e outras mais amadurecidas, com ramos frondosos capazes de abrigar todos aqueles que se aproximam. Mas todas elas, para que possam frutificar tem de passar, independentemente do seu estágio da vida, pela poda.

Na alegoria da videira, Jesus faz referência a duas ações do Pai, o Agricultor: “Ele corta todo o ramo que não dá fruto em Mim e limpa o que dá fruto, para que dê mais fruto ainda” (Jo 15, 1-2). Os dois verbos usados têm a mesma raiz e sugerem-nos uma verdadeira e radical operação (corte) de limpeza.

Assim esta quaresma somos chamados, semana após semana, a cortarmos os ramos que nos afastam do Pai, para que possamos (RE)NASCER EM CRISTO.

Na simbologia bíblica, o deserto é uma etapa no caminho para Deus que todos os que são chamados à fé devem atravessar.

O deserto simboliza também uma espécie de busca interior ou exterior, simultaneamente um local de tentação e um meio ideal para a obtenção da salvação.

Iremos ter na nossa igreja um deserto, que representará todos os nossos desertos e aonde, semana a semana até à Páscoa, será colocado um ramo podado.

Ao meditar e rezar o Evangelho de cada domingo, (tentando responder ao desafio lançado semanalmente) cada um é convidado a colocar junto a esse ramo as suas reflexões, que podem ser uma frase, uma oração ou uma prece, um desenho ou um símbolo, que represente a sua resposta a Cristo. Estas podem ser expressas numas pequenas folhas de papel que vão ser disponibilizadas na nossa igreja, junto ao Deserto.

Querida Comunidade, o nosso caminho para a Páscoa de Jesus começa aqui. Façamo-lo juntos, em Comunidade.