Conferência de S. Vicente de Paulo

APRESENTAÇÃO

Quem somos?
A Sociedade de S. Vicente de Paulo foi fundada em França, em 1858, por Francisco Ozanan, que lhe deu este nome inspirado pelo dinamismo e criatividade com que este sacerdote se empregou a combater a miséria e pobreza na sociedade do seu tempo.
Esta organização de Assistência tem como princípio inspirador o amor ao próximo ensinado por Jesus Cristo e embora seja uma Obra da Igreja Católica tem a forma de “Associação de fiéis leigos”, o que dá a cada uma das associações autonomia de organização e funcionamento.
A nossa Conferência já funciona há 77 anos. É composta por membros efectivos e por colaboradores, que trabalham em regime de voluntariado, cada um conforme a sua disponibilidade. A sua área de intervenção compreende as freguesias da Venteira, da Mina e da Falagueira e tem ainda agregada a Conferência de S. José dos Pobres, que apoia o Bairro de Santa Filomena.

O que fazemos?

No quadro da nossa missão de assistência e caridade desenvolvemos um apoio diversificado de natureza não só material, mas também espiritual junto das pessoas. Do ponto de vista social, a nossa principal função é dar apoio às famílias mais carenciadas das três freguesias da Venteira, Mina e Falagueira. Este apoio é realizado através da distribuição de bens alimentares, visitas ao domicílio, ajuda em medicamentos e transporte ao hospital.
A nossa rede de apoio abrange no presente, com regularidade mensal cerca de 447 famílias, num total de 1700 pessoas, entre as quais 414 crianças. Semanalmente, distribuímos pão, iogurtes, bolos, frutas e produtos hortícolas a 110 famílias.
O centro logístico da nossa acção são dois armazéns alugados (600 € renda, água e luz, por mês) sitos na Rua da Venteira, n.º 12 A, com área aproximada de 100 m2.
Desde Setembro que a ajuda da Conferência se estende também ao vestuário e calçado, a funcionar em espaço cedido pelo Centro Social Paroquial, embora este espaço seja claramente insuficiente para o movimento deste apoio. Situa­‑se na Av.ª Aljubarrota, 11 – C/v Amadora. Aí recebemos e distribuímos roupas à quinta-feira das 10h30 às 120h30.

Quem nos apoia?

A Conferência da Amadora é, ao nível distrital, a que serve um maior número de famílias. Ser-nos-ia impossível prestar este apoio, se além do peditório tradicional à porta da Igreja, ao domingo, não nos chegassem outros apoios substanciais. Graças a Deus que a nova consciência de responsabilidade pelos problemas sociais mais graves, como o da fome e precariedade extrema, nos permite contar com a ajuda de outras instituições do concelho, de empresas e de particulares. Delas destacamos:

– Banco Alimentar de Lisboa;
– Banco de Bens doados;
– Hipermercados Continente;
– Santa Casa Misericórdia da Amadora;
– Juntas de Freguesia (Venteira; Mina; Falagueira);
– Junta de Freguesia da Mina (protocolo de apoio);
– Pessoas e empresas particulares.

Os valores da nossa Civilização consagram muitos direitos, entre eles o da dignidade da pessoa humana e as formas de bem que lhe estão associadas. A imperfeição dos sistemas sociais e os condicionalismos das famílias e das pessoas individualmente consideradas, fazem com que o bem ético da Justiça se deva completar com o sentido da verdadeira Caridade.

Contamos com o apoio e a solidariedade de todos. Com eles, continuaremos a fazer o milagre da multiplicação dos pães.

Telefone: 214 947 326
Morada: Rua da Venteira, n.º 12 A